Blog Lynaldo Cavalcanti

MCTIC vai acelerar pesquisas para desenvolver tecnologias voltadas para a gestão da saúde

23

nov

2016

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai investir nos programas de pesquisa em saúde digital para melhorar os serviços prestados à população, informou nesta terça-feira (22) o diretor de Ecossistemas Digitais, Otávio Caixeta, durante o 60º Painel Telebrasil. Ao lado de representantes do Ministério da Saúde e empresas Caixeta lembrou o acordo assinado no Palácio do Planalto que prevê a informatização e a integração dos dados da saúde para melhorar a gestão.

“O acordo já resultou em ações para a elaboração de um estudo voltado para o desenvolvimento de tecnologias com ênfase na organização da informação. Teremos prontuário eletrônico do paciente possibilitando a gestão de cidadãos ativos do sistema público de saúde”, explicou o diretor do MCTIC, acrescentando que o edital para o financiamento do estudo deve ser lançado no início de 2017.

De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan Alves, há um esforço para aumentar a integração com outras bases de dados do governo federal. “O objetivo é digitalizar o cartão nacional de saúde para que todos os dados registrados do cidadão apareçam tanto no sistema de informação dos hospitais da rede pública como da rede privada”, adiantou.

Ele acrescentou que o sistema de informação do governo federal na saúde é o que há de mais moderno, mas reconheceu que é preciso melhorar a conectividade nas áreas remotas do país.

Fonte: MCTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *