Blog Lynaldo Cavalcanti

Cetem Sustentável prevê reaplicar metade da economia de gastos

29

mar

2013

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) lançou o programa Cetem Sustentável, que visa estimular práticas e hábitos sustentáveis no órgão, além de racionalização de gastos e processos. Atingida a previsão inicial do programa, 50% do valor economizado serão revertidos em investimento em pesquisa e inovação, treinamento de servidores e boas práticas de sustentabilidade no órgão.

A iniciativa tem como meta inicial economizar R$ 408 mil com a diminuição de gastos com energia elétrica (10%), apoio administrativo, técnico e operacional (10%), material de consumo (8%), água e esgoto (5%), ligações telefônicas (5%) e manutenção predial (3%).

A viabilização do Plano de Logística Sustentável do centro, o Cetem Sustentável, tem como base a aplicação entre o corpo de colaboradores da instituição de 13 medidas anunciadas no evento. Elas dizem respeito à economia e uso racional de energia elétrica e água, separação do lixo e seu destino, suprimentos de informática, uso racional de impressoras e copiadoras para redução do consumo de papel, resíduos das atividades de pesquisa, sensibilização, energia fotovoltaica e telefonia, além da criação de um espaço verde.

O Cetem Sustentável é, na prática, a aplicação de dispositivos da Constituição, leis, decretos, acórdão do Tribunal de Contas da União e portarias que se materializam na ação da unidade de pesquisa e em iniciativas como o Projeto Esplanada Sustentável e o Programa MCTI Sustentável.

Pela página da iniciativa, os interessados em se aprofundar nas atividades e conceitos do programa podem conhecer a legislação relacionada, planos governamentais e exemplos de ações sustentáveis.

Com informações do Cetem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *