SOBRE O INSTITUTO

O Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque – Transposição do Conhecimento
para o Desenvolvimento Regional (InTC)

É uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em abril de 2009, que se propõe a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e para a diminuição das desigualdades regionais, focalizando, sobretudo, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e  privilegiando a interiorização do desenvolvimento.

Idealizado por Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, um dos mais conceituados gestores de ciência e tecnologia do País, o InTC atua na identificação de demandas e na estruturação e gestão de projetos diretamente identificados com as emergências do desenvolvimento socioeconômico dessas regiões. Seu modelo de negócio está constituído por uma rede de especialistas brasileiros e estrangeiros, assistida por um núcleo de gerenciamento de projetos, estrategicamente localizado em Brasília, capital do País e centro das decisões nacionais geradoras de políticas públicas para a ciência e a tecnologia.

O InTC considera que atuar no contexto da redução das desigualdades regionais e inter-regionais pela via da transposição do conhecimento implica necessariamente em compreender a dimensão da complexidade técnica e cultural do desafio, mas, principalmente em reconhecer e valorizar a existência de uma via de mão dupla na geração de conhecimentos a transpor.

O Instituto acredita que “a difusão do conhecimento é essencial para o reavivamento do interior brasileiro e para inverter a lógica da migração da população em direção aos grandes centros urbanos”.*