Blog Lynaldo Cavalcanti

Inscrição para vestibular seriado da UPE tem início nesta segunda

02

jul

2012

As inscrições ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) começam nesta segunda-feira (02) e vão até 2 de agosto.

Alunos das três séries do ensino médio podem participar e concorrer a até 40% das vagas nas graduações, dependendo do ano que vão ingressar na instituição.

A inscrição custa R$ 70. As provas dos dois primeiros anos do ensino médio serão aplicadas dias 9 e 10 de dezembro. Os concluintes dos 3º anos farão o exame mais cedo, dias 11 e 12 de novembro. O vestibular tradicional terá inscrições entre 16 de julho e 16 de agosto.

Haverá aplicação de testes nos municípios onde a UPE mantém unidades (Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Arcoverde e Petrolina). Também em Palmares e Serra Talhada, onde serão inaugurados campus em 2013.

Os alunos dos 3º anos que ingressarão na universidade em 2013 vão concorrer a 20% das vagas. Os dos 1º e 2º anos, que entrarão na instituição em 2014 e 2105, respectivamente, contarão com 40% das vagas para o seriado.

UnB

Essa modalidade de vestibular seriado teve início pela Universidade de Brasília (UnB) – Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Trata-se de um método de seleção que difere do vestibular tradicional principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio.

Nesse sistema, o aluno faz as provas no final de cada ano durante as três séries do ensino médio (antigo 2º grau). A quantidade de vagas a serem preenchidas pela avaliação seriada é definida pela universidade.

Outros detalhes, como o tipo de questão da prova, podem variar de instituição para instituição, como no vestibular, porque a lei dá grande autonomia para cada universidade. O estudante terá, em vez de um período curto de provas, o intervalo de um ano entre as avaliações e, portanto, segundo as instituições que usam o método de seleção, mais condições de se preparar para melhorar a nota em caso de ter mau desempenho em uma das provas, evitando o estresse associado ao vestibular.

(Com informações do JC Online e da UnB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *