Blog Lynaldo Cavalcanti

CNPq, CISB e Saab AB concedem bolsas na Suécia

11

fev

2019

A partir de parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a Saab AB, está aberta oportunidade da concessão de até 7 bolsas de pós-doutorado no exterior (PDE) e até 3 bolsas de doutorado-sanduíche no exterior (SWE) em instituições suecas parcerias da Saab AB nas seguintes áreas de interesse:
  1. Redes de comunicação

Soluções de comunicações e redes para aplicações automatizadas/autônomas.

  1. Sistemas autônomos

Colaborações entre plataformas tripuladas e não tripuladas, incluindo suporte à decisão e replanejamento dinâmico.

Conexão com fatores humanos e cockpit de piloto único.

Conceitos de operação / Níveis de automação / Inteligência On-board / Autonomia / Sense-and-avoid / Certificação.

  1. Engenharia Aeronáutica

Metodologias de avaliação de aerodinâmica instável no regime transônico, e uso de tais metodologias em análises aeroelásticas e previsão de cargas dinâmicas.

Fluxo laminar; Tecnologias ativas para controle de fluxo; Arquiteturas de redes de sensores e acionadores; conceitos de design de asa laminar.

  1. Propulsão

Gestão do calor, esfriamento e aero-acústica.

  1. Materiais

Caracterização de materiais multifuncionais nano-reforçados para aplicações aeronáuticas.

  1. Desempenho humano

Incluindo interface humano-máquina, fatores humanos ¿ segurança aérea / carga de trabalho / stress / consciência situacional / cockpits de nova geração / coordenação de tripulação.

Candidaturas devem ser submetidas na Plataforma Carlos Chagas observando as exigências previstas nas normas do CNPq e seguindo o Segundo Cronograma da Chamada CNPq n° 22/2018 disponível aqui. O prazo de submissão de propostas é 08 de março de 2019, e as bolsas se iniciarão entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Comprovante eletrônico de submissão deve ser encaminhado ao e-mail conai@cnpq.br

Os projetos devem necessariamente incluir versões em língua inglesa e portuguesa, além de incluir obrigatoriamente declaração de concordância de representante da Saab AB. Para mais informações sobre como se conectar com representante da Saab AB para obter a declaração de concordância e ainda acessar a lista de instituições suecasparceiras, acesse: www.cisb.org.br. Também é possível tirar dúvidas sobre esta conexão através do e-mail: projects@cisb.org.br.

Os bolsistas selecionados receberão, além de bolsa e benefícios previstos nas normas do CNPq, um adicional equivalente a 50% do valor da bolsa custeado pelo CISB, mediante termo de concessão específico assinado com o CISB.

Os projetos serão avaliados e classificados de acordo com os seguintes critérios:

  1. Coerência e adequação entre a formação/capacitação do candidato, indicada no CV Lattes e com a proposta de atividades.
  2. Experiência do candidato na área de pesquisa pretendida na instituição ou centro de pesquisa escolhido, considerando sua atuação na área por meio de avaliação de sua produção científica e/ou tecnológica nos últimos cinco anos.
  3. Mérito da proposta apresentada e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país e sua perspectiva de aplicação
  4. Relevância industrial do projeto de pesquisa.

A avaliação também contará com entrevistas, que poderão ser realizadas por qualquer meio: presencialmente, por telefone ou vídeo conferência, em data a ser definida pelo CNPq e CISB/Saab e comunicada previamente. O não comparecimento à entrevista implicará na eliminação da proposta.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *