Blog Lynaldo Cavalcanti

CAPES seleciona pesquisas sobre Defesa Nacional

18

dez

2019

Foram publicados nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial da União, os projetos selecionados para o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad Defesa). O edital de seleção havia sido lançado em junho. Ajuda humanitária, estudos estratégicos, gestão e tecnologia são algumas das áreas de pesquisa.

O Procad Defesa é resultado de uma parceria da CAPES com o Ministério da Defesa, com o objetivo de promover a cooperação entre instituições civis e militares, tanto de ensino superior e pesquisa quanto institutos de ciência e tecnologia. Espera-se desenvolver projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados.

O Procad Defesa visa ainda apoiar, ampliar e contribuir para internacionalização de programas de mestrado e doutorado no País. Por meio de bolsas e recursos de fomento, a iniciativa promove a mobilidade dos pesquisadores e a interação entre as instituições e a indústria. Além disso, contribui com a defesa de território, a segurança internacional e a projeção do Brasil no exterior.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *